13/12/2010

Participação em PM1

 Projecto multidisciplinar 1 (PM1) tem como objectivo desenvolver e aperfeiçoar habilidades nos alunos, que serão muito importantes para o dia-a-dia no futuro dos alunos, como a gestão do tempo, a capacidade de argumentar e identificar argumentos defensíveis.
As aulas de PM1 são organizadas em “lectures” (aulas teóricas) e “workshops” (aulas praticas), as lectures antecedem os workshops e acostumam esclarecer o tópico ou dar uma introdução a pratica que será realizada no workshop. A participação nas lectures pode ser feita de forma oral, expondo opiniões, exemplificações, ou argumentos dos tópicos que são discutidos em cada aula, os workshop exigem uma participação escrita, em forma de argumentos.
A expectativa é que progressivamente logremos melhorar o nossa capacidade de análise, e de expressão e com a finalidade de cumprir isto a disciplina demanda muito tempo muito tempo, já que e preciso fazer trabalhos de casa (argumentos, blog, planos de trabalho), e trabalhos nas aulas praticas.
Com respeito a minha participação pessoal nas aulas, considero que foi bastante activa, fiz um grande esforço para me manter preparada para cada aula (investigar, acrescentar informação), igualmente estive mito atenta nas aulas teóricas para assim conseguir implementar os conhecimentos expostos na prática; em relação a os trabalhos de casa investi muito tempo na sua elaboração, e logo de cada “feedback” do professor tentava melhorar aqueles aspectos que não encaixavam dentro dos aspectos da avaliação, e assim também comecei a ser mais cuidadosa na selecção de argumentos, e na exposição de conclusões. Desde o meu ponto de vista a minha evolução tem sido positivamente progressiva, e a minha participação constante e frutífera. 

07/12/2010

                           Como algo tão pequeno pode mudar o mundo de tantas maneiras!           
                                          

Em 1960 a sociedade sofreu um grande impacto, superando em grande escala aquele causado pela aparição dos computadores e da internet: a disponibilização do primeiro contraceptivo oral. O desenvolvimento deste método contraceptivo de tão fácil acesso e utilização foi uma jogada ousada, uma vez que este representava uma afronta para as convicções políticas e doutrinas religiosas vigentes na época. Contudo, o choque ideológico suscitado pelo aparecimento do método de contracepção supracitado, deu origem a vários movimentos culturais, entre eles, a cultura do “ Amor livre” e “Revolução sexual”, em que milhões de jovens defendiam o amor e o sexo como parte natural da vida.
A inserção da pílula, seguida pela aparição da minipílula, veio acompanhada com o crescimento do papel e da importância da mulher na sociedade, tal como Cláudia Golding (Economista de Harvard) afirmou: “A pílula foi o factor-chave para o inicio do novo papel socioeconómico de mulher”. Apesar da enorme polémica que a pílula ocasionou, em 1990 foi classificada como uma das 7 maravilhas do mundo para o semanário britânico “The Economist” e, no mesmo ano, a ONU (organização das nações unidas) abordou temas relacionados com o direito á escolha do momento ideal para as mulheres terem filhos.
Actualmente, mais de 80 milhões de mulheres no mundo usam contraceptivos orais. Ter acesso a uma contracepção segura e eficaz conduziu ao “empowerment” das mulheres e abriu-lhes portas para outro estilo de vida, que revolucionou a sociedade, política, e economia do mundo. Assim, a profunda transformação que o aparecimento da pílula originou em todas as componentes sociais demonstra-nos como forças tão grandes podem ser afectadas por algo fisicamente tão pequeno. 
         

MY COUNTRY BY:ME!!!